Capa do BoletIME Capa do BoletIME

O BoletIME é também um jornal! Clique aqui e confira as edições anteriores!

Blog BoletIME

Página 2 de 8
Mini Metro: uma reflexão em cima de quadrados e triângulos
Um pequeno texto que dialoga as mecânicas do jogo Mini Metro com a realidade.
Financiamento Extratarifário do Transporte Público Urbano no Brasil
Por vezes, o convite ao debate sobre o financiamento do transporte público urbano é lido por setores à esquerda como um questionamento liberal, quando, na verdade, é uma urgência nos debruçarmos sobre esta discussão se queremos alcançar o horizonte de universalização do acesso à cidade e do passe livre. Nesse sentido, trazemos um resumo do estudo Financiamento Extratarifário do Transporte Público Urbano no Brasil, a fim de instigar o início desse debate.
26 de janeiro de 2024
Entrevista com estudante da USP sobre os atos de 04 e 18 de janeiro, a repressão policial e os desafios para a mobilização
O editorial do BoletIME chamou Diego Prado*, estudante da USP, para fazer uma entrevista exclusiva para esta edição especial sobre mobilidade urbana. Essencialmente, a entrevista buscou abordar a participação do estudante nos dois atos - o primeiro no dia 4 e outro no dia 18 -, a sua leitura política tanto dos atos em si quanto da organização e preparação dos estudantes em torno da pauta do Passe Livre.
Recado dos editores
Recadinho de final de ano.
11 de dezembro de 2023
Por que a ciência é melhor com o comunismo? O caso do Sci-Hub
Uma tradução da transcrição da palestra "Why science is better with communism?" dada pela Alexandra Elbakyan em 2016.
10 de dezembro de 2023
Por Alexandra Elbakyan
Por que Alexandra Elbakyan?
Breve explicação da gestão sobre o porquê do nome "Alexandra Elbakyan"
09 de dezembro de 2023
Repasse da reunião com o Ministério Público do dia 29 de novembro
Um repasse breve sobre a reunião que ocorreu junto ao Ministério Público como parte das negociações de desocupação do Bloco K.
08 de dezembro de 2023
Repasse do CCA de 11 de novembro de 2023
Um repasse breve escrito por um membro do CAMat sobre a última reunião com o CCA (Conselho de Centros Acadêmicos), no dia 11 de novembro, e algumas ponderações sobre a greve.
07 de dezembro de 2023
Carta da gestão Alexandra Elbakyan à Comunidade Estudantil do IME
Carta escrita pela nova gestão eleita do CAMat à comunidade imeana.
07 de dezembro de 2023
Ter HIV na USP, ou o uso do Hífen na Língua Portuguesa
O texto a seguir foi escrito pelo professor Jorge Adrian Beloqui, um importante docente do IME-USP, que se destacou por ser um dos maiores ativistas pelos direitos de pessoas soropositivas, além de sua militância no movimento gay. Infelizmente, Jorge faleceu em março deste ano, e no dia 01/12 uma árvore foi plantada no jardim do IME em sua homenagem.
06 de dezembro de 2023
Por Jorge Beloqui