No dia 7 de agosto, houve a publicação em conjunto do CAMat e CEFISMA de chamados para o segundo ato-vigília em defesa do povo palestino, convocado pelo Comitê de Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino da USP (ESPP):
Amanhã às 13h teremos o segundo ato-vígila convocado pelo Comitê de Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino da USP (@espp.usp) durante reunião da CCInt da FFLCH! Nessa reunião será discutida os acordos e convênios acadêmicos com universidades israelenses, que não foi discutida na congregação (27/06) pois a CCInt havia informado, via ofício assinado, que não havia convênio com a Universidade de Haifa.
Dias depois, entretanto, a CCInt afirmou que houve um erro da parte deles e que o acordo ainda existe e, de última hora, a faculdade está pautando amanhã, dia 8, a votação sobre o rompimento dele.
Entendemos não ser um erro, mas uma manobra política para cercear o debate sobre o rompimento de laços com universidades israelenses! Lembrando que a USP segue com processos disciplinares aos estudantes que participam da luta na ESPP contra o genocídio, os acusando de antissemitismo.
PELA RUPTURA DOS CONVÊNIOS COM UNIVERSIDADES ISRAELENSES!
Centro Acadêmico da Matemática, Estatística e Computação
Centro Acadêmico da Física
7 de agosto de 2024
Entretanto, a reunião da CCInt supracitada foi cancelada de última hora. Importante notar a postura da universidade em se esquivar deste debate, tendo por vezes buscado travar em “sigilo”, longe do radar do ESPP.