DCE Livre da USP: chapa Fazer Valer a Luta eleita para o mandato 2024/2025

28 de maio de 2024

Vulgarmente definido como “é como um CA, só que pra USP toda”, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Livre Alexandre Vannucchi Leme é a entidade representativa do corpo discente da Universidade de São Paulo, e isso incluí os estudantes de graduação e pós-graduação dos oito campi da universidade. A entidade tem por função organizar politicamente os estudantes entorno da disputa do projeto de universidade e de país, como também promover atividades acadêmico-culturais.

A gestão do DCE Livre da USP é eleita anualmente, com urnas abertas durante três dias, em dezenas de institutos, para garantir a ampla participação da comunidade estudantil. No ano passado, devido a greve de 2023, o Conselho de Centros Acadêmicos (CCA) encaminhou o adiamento das eleições para o primeiro semestre deste ano (vide BoletIME #6).

A votação aconteceu nos dias 27 a 29 de maio e contabilizou 8.941 votos válidos e 47 votos nulos. Na tarde de 30 de maio foi feita a apuração na sede do DCE Livre da USP. Veja como ficou o resultado:

Gráfico de barras com o resultado geral.

Ainda, o resultado das eleições é utilizado na distribuição das cadeiras de representação discente nos órgãos colegiados centrais. A construção da chapa “Unidade Estudantil” é feita proporcionalmente entre as forças políticas concorrentes ao DCE Livre da USP de acordo com os votos totais obtidos na eleição da entidade.

E a urna do IME?

A urna do IME contabilizou 209 votos válidos e 1 voto nulo, e os votos ficaram distribuídos da seguinte forma:

Gráfico de barras com o resultado no IME.

Para comparar: Eleiçõs 2022 - DCE Livre Da USP

Quórum: 10.049

• É Tudo Pra Ontem - 6.214

• Por Todos os Cantos - 1.145

• Nossa Voz - 1.141

• USP Sem Medo - 825

• Envolver - 313

• Quebra das Correntes - 175

• Retomada - 87

• USP Pública, Gratuita e Para Todos - 61

• Lula Presidente - 47

• Nulos - 41

Novo projeto acadêmico para o próximo ciclo
Um convite para entender o que é um projeto acadêmico, onde o IME se encontra nisso e como a comunidade como um todo pode e deve participar da sua construção. Foi marcada a 1ª reunião aberta do projeto acadêmico para 06 de junho, às 17h no Saguão do Bloco B.
03 de junho de 2024
Sobre a carta da Comissão de Recepção
Crítica enviada sobre a maneira como o tema da Comissão de Recepção 2024 foi conduzido.
24 de maio de 2024
Por Leitoers
Duchamp e Tarsila
Uma resposta ao texto "Mas isto até eu faço!" da 10ª edição do BoletIME.
22 de maio de 2024
Por Celestino B. Neto