Vulgarmente definido como “é como um CA, só que pra USP toda”, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Livre Alexandre Vannucchi Leme é a entidade representativa do corpo discente da Universidade de São Paulo, e isso incluí os estudantes de graduação e pós-graduação dos oito campi da universidade. A entidade tem por função organizar politicamente os estudantes entorno da disputa do projeto de universidade e de país, como também promover atividades acadêmico-culturais.
A gestão do DCE Livre da USP é eleita anualmente, com urnas abertas durante três dias, em dezenas de institutos, para garantir a ampla participação da comunidade estudantil. No ano passado, devido a greve de 2023, o Conselho de Centros Acadêmicos (CCA) encaminhou o adiamento das eleições para o primeiro semestre deste ano (vide BoletIME #6).
A votação aconteceu nos dias 27 a 29 de maio e contabilizou 8.941 votos válidos e 47 votos nulos. Na tarde de 30 de maio foi feita a apuração na sede do DCE Livre da USP. Veja como ficou o resultado:

Ainda, o resultado das eleições é utilizado na distribuição das cadeiras de representação discente nos órgãos colegiados centrais. A construção da chapa “Unidade Estudantil” é feita proporcionalmente entre as forças políticas concorrentes ao DCE Livre da USP de acordo com os votos totais obtidos na eleição da entidade.
E a urna do IME?
A urna do IME contabilizou 209 votos válidos e 1 voto nulo, e os votos ficaram distribuídos da seguinte forma:

Para comparar: Eleiçõs 2022 - DCE Livre Da USP
Quórum: 10.049
-
É Tudo Pra Ontem - 6.214
-
Por Todos os Cantos - 1.145
-
Nossa Voz - 1.141
-
USP Sem Medo - 825
-
Envolver - 313
-
Quebra das Correntes - 175
-
Retomada - 87
-
USP Pública, Gratuita e Para Todos - 61
-
Lula Presidente - 47
-
Nulos - 41