Relato de um imeano sobre seu trajeto até a USP

Por Leitores
26 de janeiro de 2024

Os textos a seguir foram enviados via forms de contato do BoletIME e não necessariamente condizem com a opinião do corpo editorial.

O caminho para a USP é uma das partes mais difíceis da graduação. O cansaço de morar longe e todos os dias depender do transporte público para chegar ao IME atrapalha o desempenho acadêmico e me coloca em uma posição de questionar até mesmo se mereço estar ali, visto que frequentemente não consigo dedicar tanto tempo para estudar, e não consigo notas tão boas como meus colegas.

Meu percurso diário consiste em três transportes públicos, a CPTM, em um trecho de aproximadamente 40 minutos entre Caieiras e Luz, o metrô, por mais 15 minutos, até o Butantã, e o circular até o IME. Considerando o tempo que eu levo da minha casa até a estação de trem, e as filas de espera para o circular, levo em torno de 1h40min até 2h para chegar, diariamente, e o mesmo na volta. Além disso, há todo o estresse do transporte lotado, com ar condicionado em mau funcionamento e percorrer a maior parte desse trecho em pé.

Agora com o anúncio da privatização da linha 7 rubi, veio um outro anúncio: a perda da estação da Luz nessa linha. Assim, meu percurso que já é grande irá aumentar, pois haverá mais uma baldeação no caminho, além da provável perda de qualidade do serviço. Se pensarmos mais ainda, o trecho Caieiras-Butantã, de carro, leva cerca de 30 a 40 minutos. Por que ainda temos que passar por toda essa humilhação para ter o mínimo acesso a educação?

Curtiu? Compartilha com a galera aí

Outros posts

Round 6: sobre solidariedade, trabalho e neoliberalismo
"[...] em sua infame entrevista, Margareth Thatcher vai resumir o seu governo e, por extensão,neoliberalismo, com a seguinte frase: "A economiaéo método. O objetivo é mudar o coração e a alma"."
05 de março de 2025
Por Katya Z.
Um conto de fatos
Conto de fadas enviado por um leitor que traz uma crítica humorada sobre os principais problemas da USP e as instituições que deveriam resolvê-los.
01 de março de 2025
Por Ian Matias Erder
Boas vindas, caloures!
Texto preparado pelo editoriado par dar boas vindas aos caloures e apresentá-los ao Centro Acadêmico e seus projetos.
24 de fevereiro de 2025
Por CAMat
A retomada da instalação de grades no Crusp
Na manhã de hoje, 02 de janeiro, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) retomou, sem qualquer aviso prévio, a investida de instalação de grades no CRUSP. A intenção de gradear a moradia estudantil sobre o discurso cínico e oportunista de “melhorar a segurança dos moradores” teve início em agosto/2024, sendo barrada após mobilização dos moradores e estudantes mobilizados através dos centros acadêmicos (vide BoletIME #13).
02 de janeiro de 2025
Por CAMat e Cefisma