Por que Alexandra Elbakyan?

09 de dezembro de 2023

Escolhemos homenagear Alexandra Elbakyan, pois ela é a criadora do SciHub. Homenagear o SciHub é um dever nosso, pois se trata da ferramenta científica mais importante no que diz respeito ao acesso a conhecimento científico.

Alexandra, que é conhecida tambem como a rainha da pirataria, é cientista da computação, o que se relaciona com um curso e uma área de conhecimento do IME que o CAMat precisa estar em contato e representar.

Ainda, o SciHub tem relação com ciência aberta, um dos eixos da nossa carta programa.

E um adendo é o sobrenome dela (Elbakyan) ser armênio, ainda que ela mesma seja cazaque. Os armênios estão passando por um genocídio em Artsakh, então fica essa homenagem em solidariedade ao povo armênio.