Por que Alexandra Elbakyan?

Por CAMat
09 de dezembro de 2023

Escolhemos homenagear Alexandra Elbakyan, pois ela é a criadora do SciHub. Homenagear o SciHub é um dever nosso, pois se trata da ferramenta científica mais importante no que diz respeito ao acesso a conhecimento científico.

Alexandra, que é conhecida tambem como a rainha da pirataria, é cientista da computação, o que se relaciona com um curso e uma área de conhecimento do IME que o CAMat precisa estar em contato e representar.

Ainda, o SciHub tem relação com ciência aberta, um dos eixos da nossa carta programa.

E um adendo é o sobrenome dela (Elbakyan) ser armênio, ainda que ela mesma seja cazaque. Os armênios estão passando por um genocídio em Artsakh, então fica essa homenagem em solidariedade ao povo armênio.

Curtiu? Compartilha com a galera aí

Outros posts

Round 6: sobre solidariedade, trabalho e neoliberalismo
"[...] em sua infame entrevista, Margareth Thatcher vai resumir o seu governo e, por extensão,neoliberalismo, com a seguinte frase: "A economiaéo método. O objetivo é mudar o coração e a alma"."
05 de março de 2025
Por Katya Z.
Um conto de fatos
Conto de fadas enviado por um leitor que traz uma crítica humorada sobre os principais problemas da USP e as instituições que deveriam resolvê-los.
01 de março de 2025
Por Ian Matias Erder
Boas vindas, caloures!
Texto preparado pelo editoriado par dar boas vindas aos caloures e apresentá-los ao Centro Acadêmico e seus projetos.
24 de fevereiro de 2025
Por CAMat
A retomada da instalação de grades no Crusp
Na manhã de hoje, 02 de janeiro, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) retomou, sem qualquer aviso prévio, a investida de instalação de grades no CRUSP. A intenção de gradear a moradia estudantil sobre o discurso cínico e oportunista de “melhorar a segurança dos moradores” teve início em agosto/2024, sendo barrada após mobilização dos moradores e estudantes mobilizados através dos centros acadêmicos (vide BoletIME #13).
02 de janeiro de 2025
Por CAMat e Cefisma