Transferência interna

Por Leitores
13 de novembro de 2023

O texto a seguir foi enviado via forms de contato do BoletIME e não necessariamente condiz com a opinião do corpo editorial.

Estudo no IME no período noturno. A princípio, minha ideia era ingressar no BCC, mas optei por continuar no BMAC por motivos de ‘consigo pegar matérias do BCC’, porém, acabei não me identificando com o curso e decidi pedir transferência. Mas, como o processo é extremamente burocrático, acabei não conseguindo, e esse é meu ponto no tema.

Não sei se o IME gosta de passar a mão na cabeça do Departamento da Computação, ou talvez seja outra coisa, mas avaliar o histórico escolar, depois aplicar uma prova e ainda fazer uma entrevista é algo de se pensar do porquê. Eu vim de escola pública, e o que eu sei de matemática foi o que eu aprendi sozinho, e isso foi muito difícil lidar no primeiro semestre, o que resultou em dp, e provavelmente nessa que eles já me eliminaram do processo de transferência.

Mesmo tendo muitos inscritos para realizar a transferência, eu acredito que poderia ser mais democrático, ainda mais com alunos que tenham a mesma realidade que a minha. Às vezes parece que o BCC tem que ser composto apenas pelos “melhores alunos” (em relação ao processo de transferência). E por esses motivos que muitos alunos acabam desistindo do curso, do IME ou, no meu caso, se submetendo a fazer a Fuvest de novo.

Pode ser que eu esteja errado em algo, ou exista alguma informação que eu não peguei, mas é o que eu sinto no momento.

Curtiu? Compartilha com a galera aí

Outros posts

Round 6: sobre solidariedade, trabalho e neoliberalismo
"[...] em sua infame entrevista, Margareth Thatcher vai resumir o seu governo e, por extensão,neoliberalismo, com a seguinte frase: "A economiaéo método. O objetivo é mudar o coração e a alma"."
05 de março de 2025
Por Katya Z.
Um conto de fatos
Conto de fadas enviado por um leitor que traz uma crítica humorada sobre os principais problemas da USP e as instituições que deveriam resolvê-los.
01 de março de 2025
Por Ian Matias Erder
Boas vindas, caloures!
Texto preparado pelo editoriado par dar boas vindas aos caloures e apresentá-los ao Centro Acadêmico e seus projetos.
24 de fevereiro de 2025
Por CAMat
A retomada da instalação de grades no Crusp
Na manhã de hoje, 02 de janeiro, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) retomou, sem qualquer aviso prévio, a investida de instalação de grades no CRUSP. A intenção de gradear a moradia estudantil sobre o discurso cínico e oportunista de “melhorar a segurança dos moradores” teve início em agosto/2024, sendo barrada após mobilização dos moradores e estudantes mobilizados através dos centros acadêmicos (vide BoletIME #13).
02 de janeiro de 2025
Por CAMat e Cefisma