Sobre tempo de prova no IME

Por Leitores
21 de outubro de 2023

O texto a seguir foi enviado via forms de contato do BoletIME e não necessariamente condiz com a opinião do corpo editorial.

Não é surpresa para nenhum estudante do IME que as provas frequentemente se estendam por 3 horas, e às vezes até 4 ou 5 horas. Eu mesmo já tive o desprazer de encarar algumas provas de 3 horas e até uma de 5 horas.

Embora esse tempo excedente seja nos apresentado como "tempo extra", na maioria dos casos é verdadeiramente necessário um grande acréscimo ao horário de aula para concluí-las. No entanto, essa prática não pode ser considerada normal e, mais importante, não é saudável. E, além disso, vai além do tempo estipulado para as aulas.

Sempre tento dialogar com os professores sobre esse tema, mas infelizmente, nunca fui ouvido. Fui confrontado com respostas que variam de "você está mal-acostumado" a "não há como cobrir esse conteúdo em apenas 1h40".

Francamente, é sério, não é possível pensar em uma alternativa avaliativa para uma prova de 3 horas? E convenhamos, a duração das provas do IME está longe de ser o maior problema na questão da cobrança avaliativa.

Curtiu? Compartilha com a galera aí

Outros posts

60 anos do golpe de 64
Nota política sobre os 60 anos do golpe de 1964.
01 de abril de 2024
Por CAMat
Uma Apologia à Matemática Aplicada
“A diferença entre a matemática pura e a aplicada não é científica, apenas social. Um matemático puro é pago para descobrir novos fatos matemáticos. Um matemático aplicado é pago pela solução de problemas bastante específicos.”
30 de março de 2024
Por Vladmir I. Arnold
O imaginário colonial dos jogos de mundo aberto
“Assim, através de múltiplas faces, o grupo que possui agência sobre os rumos de um mundo - os jogadores - é delineado do grupo que não possui essa mesma agência - os aldeões -, e o jogo faz questão de lembrar que, apesar de serem igualmente humanóides como os jogadores, eles são diferentes.”
30 de março de 2024
Por Leitores
Repasse da Negociação com o Ministério Público (01/03)
Repasse da reunião de negociação entre estudantes da USP, ministério público e a Reitoria da USP, ocorrida em 01 de março.
30 de março de 2024
Por CAMat