Resposta ao texto "O ponto de vista de um BCC sobre anti-greve e voto online"

Por Leitores
21 de outubro de 2023

O texto a seguir foi enviado via forms de contato do BoletIME e não necessariamente condiz com a opinião do corpo editorial.

Crítica sobre discursos compartilhados. Não me refiro ao BoletIME e ao Comando de Greve diretamente, mas sim a última carta postada no BoletIME número 3 “ O ponto de vista de um BCC sobre anti-greve e voto online”. Sei que a carta não necessariamente condiz com o posicionamento dos grevistas, mas considero o fato de um discurso como esse ter surgido preocupante.

Por um lado, o autor se diz capaz de entender e acompanhar a situação de modo online, por outro, diz que aqueles desinteressades na greve não devem ter poder de influênciar o movimento. Esse discurso é perigoso visto que essa luta é do IME (e da USP) como um todo. O simples fato de ser estudante e frequentar a universidade já te dá o direito de opiniar e influênciar as condições em que a universidade opera.

Dito isso, um alune que: estuda e frequenta a USP e tem acesso as informações e reinvindicações sobre a greve, principalmente na exposição de fatores que comprovam o estado crítico do ambiente estudantil, e ESCOLHE não acompanhar o movimento, isso por si só já é um posicionamento. Um posicionamento que traduz a aprovação do estado atual (ou “status quo”). Por mais triste que esse posicionamento seja, ele deve ser ouvido e ter direito a voto, uma vez que a greve impacta diretamente sua vida na universidade e direito aos estudos.

Limitar o voto com o discurso de que “não estão informados” ou “não têm interesse sobre a greve” é limitar e viesar a votação trazendo menos credibilidade para ela. A não informação e desinteresse, por mais triste que sejam, é sim um posicionamento e devem ser levados em consideração.

Discursos que, dessa forma, apoiam um vies na votação são muito perigosos e diminuem a credibilidade e validade da greve, situação que acho incoerente visto o trabalho e empenho do comando da greve em representar e expressar os interesses dos alunes.

É sim primordial que os alunes se mantenham informados e exercitem o pensamento crítico, a greve têm colhido bons frutos e os esforços de todos os cursos têm se mostrado relevantes para o andamento das negociações. Porém, é preciso cuidado para não tomar um posicionamento extremista que, por mais nobres que possam ser as preocupações, lesem os direitos dos estudantes.

Acredito no raciocínio e reflexão dos alunes do instituto e espero que boas decisões sejam tomadas. Porém, se a maioria for de fato apenas “desinteressada”, essa é infelizmente a realidade do nosso instituto e tal opinião deve ser respeitada. Lutar pelo direito ao posicionamento contrário é lutar pelo direito ao nosso próprio posicionamento.

Assim, mesmo que a discussão já tenha passado, expresso meu apoio ao voto online para maior engajamento dos imeanes na greve. Acredito que tal posicionamento e contraponto no discurso da carta antes citada é importante para o debate sobre as condições e agentes que operam a greve.

Agradeço ao BoletIME pelo incentivo à escrita e reflexão dos estudantes e espero que a greve dure o tempo necessário para garantir um melhor ambiente de estudo para todes.

Curtiu? Compartilha com a galera aí

Outros posts

60 anos do golpe de 64
Nota política sobre os 60 anos do golpe de 1964.
01 de abril de 2024
Por CAMat
Uma Apologia à Matemática Aplicada
“A diferença entre a matemática pura e a aplicada não é científica, apenas social. Um matemático puro é pago para descobrir novos fatos matemáticos. Um matemático aplicado é pago pela solução de problemas bastante específicos.”
30 de março de 2024
Por Vladmir I. Arnold
O imaginário colonial dos jogos de mundo aberto
“Assim, através de múltiplas faces, o grupo que possui agência sobre os rumos de um mundo - os jogadores - é delineado do grupo que não possui essa mesma agência - os aldeões -, e o jogo faz questão de lembrar que, apesar de serem igualmente humanóides como os jogadores, eles são diferentes.”
30 de março de 2024
Por Leitores
Repasse da Negociação com o Ministério Público (01/03)
Repasse da reunião de negociação entre estudantes da USP, ministério público e a Reitoria da USP, ocorrida em 01 de março.
30 de março de 2024
Por CAMat