Um contraponto aos jornais oficiais

Por CAMat
29 de setembro de 2023

Estamos em um momento turbulento e decisivo que tanto a nossa Universidade como um todo se encontra através da falta sistemática de professores - ameaçando, inclusive, o fechamento de cursos -, péssimas políticas de permanência, avanços cada vez maiores de privatização; quanto os institutos individualmente se encontram pelas suas questões únicas - como a disparidade entre os cursos diurnos e noturnos do IME e a redução crônica de oferecimentos de cursos na FCF -.

Diante disso, o movimento percebido pelos jornais oficiais é de mascarar o movimento estudantil - que tem tido apoio dos prórpios docentes -, colocando um discurso de deslegitimar as pautas através de fachadas como:

Fundo branco e letras pretas grandes no título e pequenas no subtítulo.

Manchete da matéria produzida pela Folha de São Paulo em 22 de setembro de 2023.

Fundo branco e letras pretas.

Trecho do artigo "A luta pela educação precisa ser feita com educação" publicado pelo Jornal da USP em 23 de setembro de 2023.

Isso mostra, mais uma vez, a importância de nós contarmos ao mundo as nossas histórias. Sabemos que os canais oficiais de comunicação trabalharão para deslegitimar toda e qualquer tentativa de reinvindicação dos nossos direitos em troca do status quo. Frases e declarações como “As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo”, encontrada ao final do artigo acima citado, não fazem sentido algum, uma vez que a própria publicação do artigo é uma postura de concordância com o mesmo.

Sendo assim, peçamos para que engajem com BoletIME, conte para nós as coisas que estão acontecendo durante a greve, o que você sente, as suas frustrações, demandas; sejam elas coisas de grande magnitude, ou até coisas mais corriqueiras. Juntos podemos construir um jornal que registre as nossas lutas.

Curtiu? Compartilha com a galera aí

Outros posts

Round 6: sobre solidariedade, trabalho e neoliberalismo
"[...] em sua infame entrevista, Margareth Thatcher vai resumir o seu governo e, por extensão,neoliberalismo, com a seguinte frase: "A economiaéo método. O objetivo é mudar o coração e a alma"."
05 de março de 2025
Por Katya Z.
Um conto de fatos
Conto de fadas enviado por um leitor que traz uma crítica humorada sobre os principais problemas da USP e as instituições que deveriam resolvê-los.
01 de março de 2025
Por Ian Matias Erder
Boas vindas, caloures!
Texto preparado pelo editoriado par dar boas vindas aos caloures e apresentá-los ao Centro Acadêmico e seus projetos.
24 de fevereiro de 2025
Por CAMat
A retomada da instalação de grades no Crusp
Na manhã de hoje, 02 de janeiro, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) retomou, sem qualquer aviso prévio, a investida de instalação de grades no CRUSP. A intenção de gradear a moradia estudantil sobre o discurso cínico e oportunista de “melhorar a segurança dos moradores” teve início em agosto/2024, sendo barrada após mobilização dos moradores e estudantes mobilizados através dos centros acadêmicos (vide BoletIME #13).
02 de janeiro de 2025
Por CAMat e Cefisma