Como viemos parar aqui?

Por 'CAMat
29 de setembro de 2023

20/09, quarta-feira

Às 19h, ocorreu um Chá Mate convocado inicialmente no intuito de se definir a construção da Assembleia des Estudantes do IME e, esta sim, teria o indicativo de greve. Ainda assim, houve clamor des estudantes presentes para que aquele espaço se tornasse uma assembleia - com poder deliberativo -, o que foi acatado.

Iniciada a assembleia, foi votada a paralisação de um dia (21/09) com a incorporação no calendário de paralisação duas assembleias (diurno e noturno).

21/09, quinta-feira

O dia de paralisação des estudantes do IME, com o calendário: - 10h - Oficina de krafts + Agitação com música - 14h - Assembleia com Indicativo de Greve - 16h - Concentração para o Ato - 17h - Ato em frente à Reitoria - 19h - Assembleia com Indicativo de greve

Contudo, es estudantes do IME não foram ao ato em frente à Reitoria - o ato veio até es estudantes do IME! Com a pressão de professores para realizar as aulas naquela tarde e noite, inclusive aplicarem provas, além da pressão da diretoria em trancar as salas de aula para inviabilizar o piquete no final do dia, es estudantes dos outros cursos já em greve se solidarizaram com es estudantes do IME e o ato recalculou a rota, marchando até o bloco B e garantindo que nem aulas e provas aconteceriam, nem as salas seriam fechadas, e acima de tudo: A ASSEMBLEIA DO NOTURNO IRIA OCORRER!

E foi nessa máxima que entramos em greve!

Quórum total: 135 IMEanes

22/09, sexta-feira

Primeiro dia de greve, primeira reunião entre o Comando de Greve e o diretor do IME. Acordado a liberação das salas para eventos como aMostra Estatística, OBMEP e concursos da FUVEST.

Início da estruturação da greve, organizando os grupos de trabalho necessários e já havendo reuniões entre os discentes da licenciatura sobre a reforma curricular.

23/09, sábado

Segundo dia de greve! Agora estruturada, tivemos o primeiro calendário de atividades:

  • 10h: Reunião dos Grupos de Trabalho

  • 15h: Transmissão do Chaveamento do BIFE

  • 18h: Mão na Massa, Grupos de Trabalho em Ação

  • 23h: Corujão do CinIME

O Corujão do CinIME exibiu três animações com potencial de discussão de organização coletiva e diversidade: Robôs, Vida de Inseto e Shrek.

Os grupos de trabalho formados eram: - Contratação de Docentes e Funcionários; - Reforma curricular da Licenciatura em Matemática; - Saúde Mental e Permanẽncia.

24/09, domingo

Terceiro dia de greve! Calendário:

  • 13h: Reunião GT’s

  • 15h: Grupo de estudos e apoio pras matérias

  • 16h: Transmissão da Final da Copa do Brasil

  • 19h Noite de JoguIMEs! Traga seu jogo

25/09, segunda-feira

Quarto dia de greve amanheceu com comunicado do Comando de Greve do IME:

IMEanes, estamos recebendo diversas mensagens de professores que irão retomar as atividades de aulas - e inclusive provas - nessa semana, e todos reforçando uma orientação do diretor para que adotem essa postura. O diretor que fez uma reunião com o comando de greve, dizendo respeitar nossa greve e o piquete, reconhecendo a luta dos estudantes, este é o mesmo diretor que está articulando os professores para a retomada das atividades de aula.

Para a volta das atividades, o piquete precisa ser derrubado indo totalmente contra tudo que deliberamos na assembleia e tudo que viemos construindo até o momento! Recebemos uma tentativa de arrombamento durante a noite, quem estava de plantão ouviu as portas de emergência tentarem ser abertas.

Mais do que nunca precisamos de apoio na segunda de manhã para manter o piquete, como foi decidido em assembleia, então todes que puderem venham pernoitar no IME!

Gostaríamos de convocá-los também a nossa próxima assembleia: TERÇA (26/09), 10h e 19h.

Vamos garantir este espaço democrático de decisão e articulação des estudantes do IME!

O calendário seguiu: - 10h: Reunião GT’s - 16h: Ato na Poli em apoio aos poltécnicos grevistas! (e nesse dia a Poli entraria em greve!) - 21h: Noite de JoguIMEs!

26/09, terça-feira

Quinto dia de greve e o dia da assembleia do IME para definir os próximos rumos da mobilização no instituto.

O dia também contou com o ato unificado dos estudantes da USP Capital em direção ao Largo da Batata, e es estudantes do IME participaram!.

O calendário: - 10h: Assembleia - Indicativo de Continuação da Greve - 14h: Resenha da Pós-Graduação: o que a greve tem a ver com a pós? - 15h: Oficina de kraft + faixa para o ato unificado - 17h: Baixo Matão em bloco pro ato Unificado! - 19h: Assembleia Noturno - Indicativo de Continuação da Greve

Entre as pautas votadas e aprovadas - apresentar propostas para voto secreto na próxima assembleia, indicativo de apoiar a greve dos metroviários, inclusão do calendário do DCE no IME, criação do GT de Estudos -, ficou definido que a greve continua, assim como o piquete!

Resultado das assembleias diurnas e noturnas:

Continuação da greve A favor: 139 Contra: 26 Abstenções: 9

Continuação do piquete A favor: 128 Contra: 28 Abstenções: 15

Quórum total: 174 IMEanes

27/09, quarta-feira

Sexto dia de greve, e agora com passos rumo à unificação entre discentes, docentes e funcionários!

Com a Assembleia da ADUSP (sindicato dos professores da USP) aprovando paralisação até segunda (02/10) e aderindo ao calendário de mobilizações, começamos a ter atividades conjuntas com os docentes e funcionários.

  • 13h: Grupo de Estudos, Apoio nas Matérias

  • 16h: Roda de Conversa com Docentes e Funcionários do IME

  • 19h: Karaokê

28/09, quinta-feira

Para contrariar o imaginário médio de que o IME nunca para, completamos uma semana em greve!

O dia foi marcado com diversas mobilizações devido à segunda reunião de negociação entre o comando geral de greve e a reitoria. E, paralelamente, ocorria no Instituto de Física a votação para contratação, ou não, de um professor com acusações de assédio em outra instituição.

Grupos de estudos

Greve não é bagunça e muito menos grevista é vagabundo. Além de estarem se articulando entre o trabalho e participando das atividades da greve, formaram também grupos de estudos coletivo para continuar ativamente estudando e aproveitar esse momento de greve para ter mais momentos de estudos coletivo!

Os grupos de estudos são abertos e, caso você tenha vontade, pode iniciar um grupo sobre um tópico que ainda não esteja contemplado na lista!

Grupos de Estudos já existentes:

  • Cálculo I;

  • Cálculo V;

  • Eletromagnetismo;

  • Grupos;

  • EDO;

  • Análise Real;

  • Estatística.

Os encontros ocorrem regeularmente - a tarde ou a noite, a depender do dia - na GrevIME (famoso saguão do Bloco B).

Curtiu? Compartilha com a galera aí

Outros posts

Round 6: sobre solidariedade, trabalho e neoliberalismo
"[...] em sua infame entrevista, Margareth Thatcher vai resumir o seu governo e, por extensão,neoliberalismo, com a seguinte frase: "A economiaéo método. O objetivo é mudar o coração e a alma"."
05 de março de 2025
Por Katya Z.
Um conto de fatos
Conto de fadas enviado por um leitor que traz uma crítica humorada sobre os principais problemas da USP e as instituições que deveriam resolvê-los.
01 de março de 2025
Por Ian Matias Erder
Boas vindas, caloures!
Texto preparado pelo editoriado par dar boas vindas aos caloures e apresentá-los ao Centro Acadêmico e seus projetos.
24 de fevereiro de 2025
Por CAMat
A retomada da instalação de grades no Crusp
Na manhã de hoje, 02 de janeiro, a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) retomou, sem qualquer aviso prévio, a investida de instalação de grades no CRUSP. A intenção de gradear a moradia estudantil sobre o discurso cínico e oportunista de “melhorar a segurança dos moradores” teve início em agosto/2024, sendo barrada após mobilização dos moradores e estudantes mobilizados através dos centros acadêmicos (vide BoletIME #13).
02 de janeiro de 2025
Por CAMat e Cefisma