Comando de Greve IME-USP
Ontem, dia 21 de setembro houveram diversos acontecimentos com relação a greve da USP. Nós, do Comando de Greve, queremos mantê-los cientes e informados de absolutamente tudo.
Às 19h de anteontem (20 de setembro de 2023), o Chá Mate se reuniu no saguão do Bloco B, com a intenção de definir uma Assembleia Estudantil para a votação da greve. Contudo, houve a pŕoposta de a mesma se tornar uma assembleia que, posteriormente, votou pela paralisação do IME USP na quinta-feira (21 de setembro de 2023).
Seguindo o calendário definido, pela manhã ocorreu a oficina de cartazes. Às 14h, uma Assembleia começou. Na mesma, cerca de 95 pessoas estiveram presentes e com 75 votos a greve foi aprovada com início imediato e por tempo indeterminado.
Assim, com tal decisão, esperaríamos a Assembleia que aconteceria às 19h, para então o bloqueio ser efetuado às 20h30. Todavia, assim que a Diretoria tomou ciência das decisões, ordenaram o trancamento das salas de aula com o discurso de proteger o patrimônio, porém com real intuito de negar material para o bloqueio. Com isso, o Comando de Greve, eleito na Assembleia, reuniu-se para tomar as providências necessárias e optamos pela ocupação das salas até às 19h. Com isso, outros institutos se mobilizaram para colaborar e apoiar a causa do IME. A Bateria e Atlética da FFLCH foram os primeiros. Logo em seguida, a delegada * foi até o ato que estava acontecendo em frente à reitoria para fazer um apelo a todes com a intenção de conseguir ainda mais apoio. Com isso, o ato marchou até o IME, pessoas de diversos institutos ajudaram nas ocupações das salas e no impedimento de aulas no Bloco B.
A Assembleia teve início às 19h, e após alguns breves informes e declarações, passamos para a votação. Por contraste a greve foi aprovada, e partimos para o bloqueio às 20h30 como previsto. Com quórum total das Assembleias de mais de 135 IMEanes, além da ajuda de diversas pessoas de fora do Instituto nessa mobilização, tivemos um dia extremamente ativo na construção da nossa greve, e manteremos nosso bloqueio para o dia de hoje, 22 de setembro. Convidamos todes para participar conosco e continuar esse movimento com força, levar nossas demandas adiante e conquistar o necessário para que o IME continue sendo o lugar de referência que nos orgulha.
Nós nos orgulhamos em apoiar eventos como a OBMEP e a aMostra de Estatística flexionando o bloqueio para ambos ocorram como deveriam. Voltamos a reforçar que toda a greve no IME tem como intuito melhorar e desenvolver a qualidade dos nossos cursos. E jamais queremos vandalizar ou depredar a estrutura dos nossos prédios. Contamos com cada um de vocês para alcançar os objetivos desse movimento. Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos.
Decisões tomadas nas Assembleias do dia 21 de setembro de 2023: Greve com bloqueio a partir do dia 22 de setembro por tempo indeterminado. Assembleia Estudantil marcada para dia 26 de setembro de 2023 às 10h e o horário do noturno a definir. Comando de greve IME USP (9 pessoas). Gts e pautas. Liberação de eventos como: OBMEP, Concursos FUVEST e aMostra de Estatística.
Novamente, agradecemos a atenção e a dedicação de todos. Nos prontificamos a representá-los, porém com a ciência que os alunos fazem o IME USP e ainda mais, os alunos fazem seus próprios futuros e caminhos. Que a partir desse movimento, possamos nos unir em prol do IME que merecemos.
Comando de Greve IME USP.