O Congresso Nacional da UNE (CONUNE) é a instância máxima de deliberação do movimento estudantil de graduandos do Brasil, organizado através da entidade União Nacional dos Estudantes (UNE). É neste espaço em que a próxima direção da entidade será eleita, como também a tese - ou projeto político - a orientar seus trabalhos pelos próximos dois anos.
Para garantir maior representatividade do corpo estudantil de cada universidade - públicas e privadas -, a definição da quantia de delegados é feita da seguinte forma: 1 delegado para cada 1.000 estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. Aqui na USP, isso implica em 63 delegados.
A votação, do processo eleitoral uspiano CONUNE 2023, aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de junho e contabilizou 7.903 votos válidos e 55 votos brancos ou nulos. na tarde de 17 de juho foi feita a apuração na sede do DCE Livre da USP. Veja como ficou a distribuição dos delgados através das forças políticas:

Gráfico com a divisão de delegados por chapa na USP
Fonte: Comissão Eleitoral CONUNE USP
A área marcada por * indica a junção das três forças com os menores resultados para a melhor leitura do gráfico. São elas: USP é pra brilhar (3 delegados), Construir a revolução do nosso tempo (3 delegados) e Nosso Futuro Não Se Negocia (2 delegados).
E a urna do IME?
A urna do IME contabilizou 119 votos válidos, não obteve nenhum voto branco ou nulo, e os votos ficaram distribuídos da seguinte forma:

Gráfico com os votos computados na urna do IME-USP
Fonte: Comissão Eleitoral CONUNE USP
O resultado da urna do IME se mostrou similar em outros institutos da Rua do Matão quanto a predileção por voto na chapa UNE na Luta: Pela Universidade Popular!, sendo: 70% dos votos da urna do IFUSP, 88% da urna do IO e 53% na urna do IGc. Em contramão, a chapa mais votada no IAG foi a Lutar e Mudar as Coisas, também da oposição, contando com 86% dos votos válidos.