Após dois anos sem sessões, o CinIME ressurge revigorado com ideias novas para trabalhar o potencial desse projeto. Com a proposta de pautar de maneira mais crítica quais, como e onde consumimos entretenimento audiovisual, o CAMat retomará as atividades de cinema no IME como parte de um momento de debate, mas também de lazer. Afinal, cinema e pipoquinha são legais e todo mundo gosta.
O entretenimento audiovisual, no geral, está muito presente na nossa vida e, de certa forma, acaba por guiar os nossos sentimentos e desejos, ao representar caminhos de vazão para pensamentos e sonhos. Contudo, ao limitar o acesso a certo grupo de produções, como o fazem as redes de cinema ao exibirem apenas obras do eixo comercial, temos que o cinema e arte assumem o papel social de informar quais são os desejos permitidos ao povo. Agora, com o pipocar de serviços de streaming, temos um agravamento desse panorama, dado que os serviços possuem mínima, ou nenhuma intersecção de obras e são, em si, limitados. Os anseios capitalistas reduzem o potencial da cultura e, consequentemente, atrofiam esses caminhos de vazão dos anseios do povo.
É nesse contexto que o CinIME ressurge, se propondo a ser um projeto crítico dessa arte de consumo na lógica do mercado, mas de modo a não cair na armadilha de “cinema bom é só cinema cult”. Portanto, propõe-se a ser um espaço em que possamos experimentar um entretenimento diferente do eixo comercial e no coletivo discutir essas diferenças, sem ressalvas ou academicismos. Enfim, a provocação que lançamos e que embasa a construção do CinIME é: quais horizontes imaginativos o cinema pode proporcionar aos estudantes do IME?
O CinIME será organizado a partir de uma comissão aberta ao público, em que qualquer estudante poderá compor e trabalhar conjuntamente na construção do projeto neste semestre. Para escolha do catálogo de filmes, sugestões serão recolhidas frequentemente e enquetes serão realizadas para decisão final de filmes para algumas sessões.
O CinIME também contará com uma comunidade no discord para integração dos espectadores e membros da organização, junte-se: discord.gg/qDfXUMVm6j
Veja a proposta do projeto na íntegra: drive.google.com/file/d/1Uth0_psbrEXkCIq2_wBapJuw6w4rLIyh/view?usp=sharing