Seguem os informes da reunião com o diretor Junior Barrera e o presidente da Comissão de Graduação (CG) Carlos Ferreira.
Padronização do ensino à distância
O diretor e o presidente da CG concordam que a padronização do ensino à distância é razoável e se comprometeram a comunicar e orientar o corpo docente a utilizarem preferencialmente as plataformas institucionais - como o Google Meet e e-Disciplinas. Além disso, irão mapear quem e quantos são os docentes com dificuldade em acessar e utilizar as tecnologias visando dar suporte e capacitação para os mesmos.
Suporte de infraestrutura ao corpo docente
O diretor tem encaminhado compras de mesa digitalizado e um projeto de suporte de webcam a base de cano PVC, que permite gravar papel na mesa (a servir como "gravação de lousa"), para serem distribuídos aos docentes que indicaram necessitar de apoio à infraestrutura. Além disso, disponibilizaram câmeras e alocaram funcionários para gravarem aulas no IME-USP para os docentes que assim desejarem. Para ter acesso a esses auxílios é necessário que o docente entre em contato com o diretor, coisa que o Barrera diz não ter conseguido fazer de forma efetiva, isto é, o diretor relata não estar conseguindo se comunicar com o corpo docente. Desta forma, pede auxílio do corpo estudantil para fazer esta tarefa, então caso o professor não esteja dando um EaD razoável (aula grava ou "lousa" gravada), avise-o dessas possibilidades e peça para que entre em contato com o diretor ou avise ao CAMat quem é o professor que nós fazeremos a comunicação.
Orientação ao corpo docente quanto a métodos avaliativos
O Barrera e o Carlos afirmam que encaminharam aos docentes orientações quanto a que métodos adotarem e como utilizar o e-Disciplinas para disponibilizar métodos avaliativos. Contudo, reconhecem que esta comunicação possa não ter sido efetiva.
Matérias que não deram continuidade
Quando apresentado o fato de que ainda há docentes que não estão ministrando aulas, Barrera disse "o reitor não puniria, eu puniria". O Carlinhos disse que já tem questões sendo encaminhadas, como o caso da turma de estatística do Magalhães que será realocada numa turma extra, e disse que irá encaminhar a questão do cálculo I da turma 47, pois não estavam ciente do ocorrido. Caso esteja matriculado em alguma disciplina que ainda não deu seguimento de forma on-line, informe os Representantes Discente ou o CAMat.
Reoferecimento de disciplinas
Há a possibilidade de reoferecimento, isto é, abrir turma extra de disciplina que não seria normalmente oferecida neste período, contudo isto está condicionado a demanda. Caso haja uma demanda razoável, o presidente da CG ficou de conversar com chefe de departamento responsável para abrir turma extra e, portanto, oferecer a disciplina requisitada.
- Informe a demanda
Tempo de conclusão de curso e coeficiente de rendimento (CR)
Não haverá acréscimo de tempo ao período ideal de conclusão de curso e este semestre entrará, sim, para a contabilização do coeficiente de rendimento.
Novo calendário letivo (final do primeiro semestre e início do segundo semestre)
Carlos expôs que aquele novo calendário encaminhado pelo diretor na terça-feira não é condizente à realidade do IME-USP. Com isso, o presidente da CG já esboçou proposta de calendário cujo final do primeiro semestre ficaria para final de agosto. Este novo calendário está sendo pensando em contato com a presidente da CG da Faculdade de Educação e o presidente da CG do Instituto de Física. Ainda é necessário que o calendário seja aprovado pela pró-reitoria, após isso acontecer o presidente da CG fará um comunicado aos estudantes
Pré-requisitos de disciplinas
Os pré-requisitos estão valendo e caso queira cursar disciplina que não tenha feito o pré-requisito, deverá pedir por requerimento e estes serão avaliados de forma flexível. Contudo, se você está matriculado no primeiro semestre em um pré-requisito da matéria do segundo semestre que deseja cursar, ao solicitar a disciplina na interação de matrícula o pedido será aceito.
Biblioteca e material de apoio aos estudos
Não há previsão para a reabertura da biblioteca. Porém há projeto para fornecer material de apoio aos estudos para o corpo estudantil: compra de livros digitais, que serão entregues acesso aos estudantes. A dificuldade, contudo afirma o Barrera, é saber por meio do corpo docente quais os livros serão usados nas disciplinas do segundo semestre.
Acesso à internet e a equipamento
Não tem acesso a internet? Não tem equipamento adequado? Fale com o CAMat através de: forms.gle/39vdid9oZ5VWEf7H8
Atenciosamente, Diretoria do CAMat