Capa do BoletIME Capa do BoletIME

O BoletIME é também um jornal! Clique aqui e confira as edições anteriores!

Blog BoletIME


Página 10 de 12
Carta de Albert Einstein alertando para o fascismo sionista em Israel (EUA, 1948)
Carta de Albert Einstein enviada ao jornal New York Times, em 1948, como forma de protesto contra a visita do líder ultra-conservador israelense Menachem Begin, alertando sobre o avanço da extrema-direita e chauvinismo em Israel.
14 de agosto de 2023
Por Albert Einstein
Reflexões sobre maternidade em Maquia: When the Promised Flower Blooms
Maquia: When the Promised Flower Blooms foi a escolha do CinIME para sessão seguinte ao Dia das Mães. A decisão não foi acidental, e este texto traz um pouco da intenção da Comissão Organizadora ao escolher este filme.
19 de junho de 2023
Por Comissão Organizadora do CinIME
Eleições CONUNE 2023: Estudantes da USP elegem os 63 delegados para representar a universidade no congresso em Brasília
Durante os dias 14 a 16 de junho, os estudantes da Universidade de São Paulo votaram entre 8 chapas para definir a distribuição de delgados a representarem a universidade no 59º Congresso Nacional da UNE. Veja o resultado final da distribuição de delegados e o resultado da urna do IME!
19 de junho de 2023
Por CAMat
A quem interessa a política de permanência da USP?
A criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento marca uma nova forma da Reitoria em lidar com as políticas de permanência: não mais ignorando, mas usando de modo a promover a reputação da universidade.O texto apresenta o mapeamento feito pelo grupo de trabalho do IME sobre o PAPFE e informa quanto a nova aposta da PRIP para a permanência estudantil: o USP Diversa, a permanência como negociação.
19 de junho de 2023
Por CAMat
CinIME realiza o seu I Corujão na sexta-feira de Corpus Christi: Corujão Satoshi Kon
O primeiro corujão do CinIME aconteceu na sexta-feira (09 de junho) e contou com a exibição de três longa-metragens do diretor Satoshi Kon: Perfect Blue (1997), Millenium Actress (2001) e Paprika (2006), com direito a lanche e prosa!
10 de junho de 2023
Por COrg CinIME
CinIME na Maria Antônia
O CinIME vai na Maria Antônia!
22 de março de 2023
Por CAMat
Executiva Nacional dos Estudantes da Matemática
No início deste ano, o CAMat divulgou uma nota política expondo o processo da fundação da Executiva Nacional dos Estudantes de Matemática. Trazemos nesta edição a nota na íntegra e uma segunda nota atualizando os acontecimentos decorridos da primeira nota e a fundação da ENEMAT. É importante que os estudantes de matemática leiam e se apropriem sobre a questão posta. O CAMat deverá convocar em breve espaço de discussão para podermos coletivamente pensarmos nas possibilidades de atuação na ENEMAT.
03 de março de 2023
Por CAMat
O Crusp em três atos: Ato III - Lutas Atuais
O horizonte das atuais lutas no CRUSP está na retomada de seu projeto de moradia coletiva e no avivamento do movimento estudantil no seio do campus Butantã. Sendo símbolo de resistência desde sua criação, o CRUSP está na frente das mobilizações pelo fim da repressão e perseguição política dos estudantes e moradores.
03 de março de 2023
Por CAMat
O Crusp em três atos: Ato II - Democratização e a última década
Quem olha o CRUSP hoje não imagina como era seu projeto inicial, espaços amplos e com objetivo de tornar a convivência estudantil mais harmônica. A planta inicial proposta pelos arquitetos Eduardo Knesse de Mello, Joel Ramalho Jr. e Sidney de Oliveira contava com térreos em pilotis, que poderiam, naturalmente, acontecer um jogo de vôlei nos térreos dos prédio, rico em espaços livres, não haviam apartamentos individuais, eram apartamentos que abrigavam três moradores, seguindo com o objetivo principal que era a convivência entre alunos de diversos cursos da universidade. Mas sabemos que não é bem assim.
24 de fevereiro de 2023
Por CAMat
O Crusp em três atos: Ato I - Na Ditadura
O Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (CRUSP) serve além de alojamento para alunos de baixa renda da USP, mas também é um símbolo da resistência e luta estudantil. Em 1963 o CRUSP nasce com o objetivo de abrigar os atletas dos jogos Pan Americanos e, após os jogos, abrigar os estudantes da USP. Logo de início o CRUSP é palco das lutas estudantis, quando o reitor Luiz Antônio da Gama e Silva não permitiu a liberação para os estudantes morarem, então 30 apartamentos foram ocupados por estudantes em forma de protesto, dando início à resistência estudantil no CRUSP. Em 1967 o CRUSP já era o centro do movimento estudantil de São Paulo, com seus moradores participando avidamente da luta contra a ditadura militar.
17 de fevereiro de 2023
Por CAMat
Página 10 de 12