BoletIME RDs

Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP)

Reunião 14/08/2023 - Guelfi

Repasse da reunião da CIP de 14/08/2023 Haviam dois pontos de pauta, a formação de bancas de heteroidentificação para concursos e a adaptação para alunes autistas

Bancas de heteroidentificação: Recentemente o CO aprovou um projeto de ações afirmativas para vagas de docentes e servidores, e como parte desse processo surgiu a necessidade de criação de bancas de heteroidentificação para avaliar candidatos que queiram concorrer a vagas destinadas a PPI. Nos concursos relativos ao IME, cabe a CIP indicar essas bancas. A banca deve ser formada sempre por um número impar de pessoas, ou seja, pelo menos 3, e além disso cada uma deve ter um suplente, e é preciso também uma banca para julgar os recursos com uma configuração igual, ou seja, ao menos 12 pessoas são necessárias para compor essa banca. É possível que essas bancas precisarão ser compostas parcialmente por docentes que não se identifiquem como PPI, pois poucas unidades contam com um número suficiente de docentes pertencentes a esses grupos. Algumas soluções possíveis podem ser formar a banca com servidores ou então formar a banca com pessoas de diferentes unidades (como uma grande banca para todos os concursos do baixo matão), mas essas possibilidades ainda estão sendo avaliadas. A PRIP organizará as bancas dos concursos de servidores não-docentes, mas os concursos de docentes são muito numerosos então é difícil que a PRIP centralize essas bancas também

Adaptações para estudantes autistas Foi novamente mencionado que muitas unidades começaram a agir em relação a adaptações porque se trata de lei para PCDs. Foi mencionado que em reunião com estudantes autistas do IME, a maior queixa é em relação a condições de avaliação, em especial tempo extra para avaliações e salas isoladas para diminuir o barulho. Foi mencionado que na pós-graduação, os estudantes autistas procuram muito a secretária da pós, o que tem sobrecarregado ela. Foi proposto que se criasse um forms onde e estudante poderia enviar, antes do inicio do semestre, seus laudos médicos, e solicitar as adaptações necessárias. Isso poderia ser usado para a atribuição de salas, de forma que as salas mais silenciosas ficassem reservadas para turmas com estudantes que precisam de adaptação. Foi levantado o problema de que não há funcionário que possa ajudar com esse processo na reserva de salas, bem como a questão da lei de proteção de dados. Foi proposto um mapeamento des estudantes de pós que são autistas, tendo em vista fazer um mapeamento da graduação também no futuro.

GT AcolhIME

O GT foi transformado na CIP. Este repasse é anterior a isso.

Reunião 01/12/2022 - Raquissa

Encaminhado proposta de escrita do protocolo de recepção de novos docentes. Atualmente, docentes contratados não tem acompanhamento durante o início de suas atividades, de modo a dificultar a integração e a compreensão dos processos do instituto e da universidade. A ideia surge visando melhorar a inserção do novo docente em sua função e na comunidade do IME e da USP.

Como a próxima congregação (08/12) deverá votar a criação da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) - órgão subordinado ao Conselho de Inclusão e Pertencimento (CoIP) da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento -, a sugestão do GT AcolhIME é a de garantir a nomeação de, no mínimo, 5 docentes a fim de garantir a representação discente e de técnicos-administrativos. Tal mínimo é necessário, dado que pelas regras da USP, só é possível representação de estudantes e funcionários configurando de 10% de docentes (sempre arredondando pra cima). Ainda, o GT AcolhIME se posicionou em vista de considerar a CIP mais burocrática e menos representativa do que o GT, de modo a optar pela não extinção do GT mesmo com a criação da nova comissão. A proposta será de reformular o GT permitindo maior participação de discentes e funcionários, buscando um conselho paritário.

A questão de saúde mental foi discutida. Há extrema dificuldade em conseguir apoio psicológico (atendimento) devido a restrição de verba do instituto. Alternativamente, está se buscando parcerias com o IAG e o IF, que já possuem esse atendimento e outros projetos ligados à saúde mental. Pontuado também a possibilidade de se buscar informações em outros locais, na comunidade ao redor da USP (São Remo, Butantã e etc), principalmente no relacionado a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina (rastsbutanta.spdmafiliadas.org.br/)