BoletIME RDs

Departamentos

MAT

Reunião 16/08/2023 - Thiago Guelfi

Repasses: Foi repassado que o pró-reitor de graduação visitou o IME e se reuniu com a CG e as CoCs para discutir a situação dos cursos do IME. O principal problema pontuado foi a evasão, e o IME precisa produzir um relatório sucinto sobre a situação dos cursos. A pró-reitoria fez algumas sugestões e é preciso rediscutir o projeto pedagógico dos cursos Houve uma queixa em relação ao processo de atribuição de monitores esse semestre, porque a quantidade de bolsas diminuiu, e disciplinas importantes como cálculo II para pura ficaram sem monitor, foi dito que o processo foi pouco transparente e que seria interessante pedir esclarecimentos mais profundos no CTA

Verão: Discutiu-se a questão dos cursos de verão do MAT, que ano passado tiveram procura muito baixa. Os cursos são oferecidos há muito tempo e tradicionalmente são sempre os mesmos, mas depois da pandemia o público caiu muito e ninguém sabe o motivo. Os cursos são caros porque os professores que não são docentes do IME são pagos pelas aulas ministradas, então alguns cursos estão dando prejuízo para o instituto. Além disso, há pouca oferta de professores recentemente também, porque muitos dos que ministraram no passado não querem ministrar novamente. Alunos de mestrado ou de doutorado do IME podem participar como professores e serão pagos por isso (caso não recebam alguma bolsa que não permita receber dinheiro de outras fontes), a prioridade é para alunos que não recebem bolsa.

Alterações de estrutura curricular: Houve alteração de grade para ajustar a ementa da disciplina de números inteiros, que agora deve se chamar teoria elementar dos números, e foi movida para o segundo semestre para adequar a nova disciplina de transição que foi criada para cobrir pré-requisitos que não foram vistos no ensino médio, além disso houve alteração do código da disciplina de libras para licenciatura a pedido da Faculdade de Educação

Bancas de concurso: Foi votada a comissão julgadora do concurso para professor doutor aberto, que está com 67 inscritos, eu particularmente me assusto com a quantidade de inscritos para um concurso com duas vagas, também foi votada a comissão para um concurso de professor titular, ambas para serem encaminhadas a diretoria

Titulo de professor emérito: Foi votado o titulo de professor emérito para o professor Francisco César Polcino Milies, com cartas muito elogiosas de pesquisadores do mundo inteiro, agora essa pauta também será votada na congregação

Falta de docentes: Foi sugerido para inclusão de pauta na próxima reunião um debate sobre a falta de docentes no departamento, é interessante que os estudantes se organizem para contribuir com algo nesse debate

Reunião 21/09/2022 - Thiago Guelfi

A pauta principal da reunião foram licenças de professores em relação ao ano que vem, e o impacto disso na carga didática, com desdobramento no défict de professores.

Muitos professores pedem licença para desempenhar atividades de pesquisa em Universidades fora do Brasil, ou mesmo para se dedicar a atividades pessoais, e a prática comum é que o professor lecione um pouco mais de disciplinas nos semestres anteriores a licença para aliviar a carga dos demais docentes que vão permanecer no Brasil e ter que cobrir as aulas deste durante a estadia fora.

Contudo, devido ao défict no quadro de professores, a média de créditos de disciplinas oferecidas pelos docentes já vem sendo maior que aquela prevista teoricamente, o que faz com que a maioria dos professores estejam acumulando "créditos" que justificariam sua licença posterior.

O problema é que, no cenário atual, caso as licenças (que vale reforçar, são um direito trabalhista dos professores, e tem inúmeros benefícios para a atividade de pesquisa) sejam aprovadas, a quantidade de créditos restante para os docentes no Brasil se tornará impraticável, justamente devido ao déficit de professores no Departamento de Matemática.

Isso pode agravar problemas que já estamos enfrentando, como a escassez de oferecimento de optativas, tanto na graduação quanto na pós, e uma qualidade inferior no ensino, devido a sobrecarga dos docentes. Esses problemas estão ligados diretamente aos estudantes e sobre os quais devemos nos atentar.

Reunião 15/03/2023 - Thiago Guelfi

Foram discutidas a distribuição das vagas de Fuvest e SISU trazidas pelas CoCs. Não é mérito do departamento aprovar isso nesse momento, mas discutimos a taxa de evasão, especialmente no bacharelado, e por que razão ela seria mais alta entre alunos de SISU. A conclusão foi de que precisamos investigar melhor o assunto, que eu vou encaminhar ao CAMat também.

Está sendo aberto concurso com algumas das vagas que a reitoria abriu para o IME. Serão feitos dois concursos com escopo amplo (análise, álgebra ou geometria). Foi sugerido que no segundo concurso houvesse o foco em professores da área de educação matemática.

Foi votada a nova politica de afastamento do departamento, que é um assunto de muito interesse e polêmica entre os docentes. Havia uma quantidade muito grande de docentes pedindo afastamento para pesquisar em universidades fora do país e na atual situação de falta de professores, isso compromete a carga didática, sobrecarregando os docentes que permanecem do Brasil. A nova politica de afastamento é menos permissiva, mas foi fruto do acumulo da discussão dos professores inclusive através de reuniões abertas entre eles. Chamo atenção novamente para o deficit de docentes que só poderá ser resolvido com novas contratações.

MAE

Ainda sem repasses.

MAC

Ainda sem repasses.

MAP

Ainda sem repasses.